domingo, 17 de novembro de 2013

Hoje vamos falar um pouco sobre adaptações para as atividades de vida diária (AVD's). As adaptações, são recursos de Tecnologia Assistiva, um dos instrumentos utilizados pela Terapia Ocupacional para favorecer o desempenho de pessoas que por diversos motivos, como um AVC por exemplo, apresentam dificuldade para desempenhar suas atividades da rotina.  Com o auxílio desses recursos, elas passam a ter maior funcionalidade e independência. Vamos dar  um olhadinha em alguns exemplos:

Talheres adaptados com EVA: favorecer a preensão dos objetos, facilitando na hora da alimentação.

 Abotoador: facilitar na atividade de vestuário.
Copo recortado: utilizado para facilitar na ingesta de líquidos. Também podemos acrescentar alças, com materiais como o EVA, favorecendo a preensão.
Objetos para auto-cuidado: escova de dente e pente com cabo engrossado em EVA, melhorando a preensão na hora do auto-cuidado. Também podemos adaptar lápis e caneta para facilitar a escrita.








Todos esses objetos podem favorecer o desempenho ocupacional, em diversas demandas, porém, primeiramente necessitam de uma avaliação do Terapeuta Ocupacional, que vai identificar o problema, as necessidades, habilidades e prioridades do paciente para então prescrever o recurso correto. Abaixo mais alguns exemplos.

Escova com ventosas: auxiliar na higienização das unhas ou de prótese dentária.

 Assento de vaso sanitário elevado









 Tábua adaptada para cortar os alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário